top of page

Teoria do Elo, ou Teoria do Link

  • Foto do escritor: Flata
    Flata
  • 1 de jul.
  • 2 min de leitura

“Quando animais são abusados, as pessoas estão em risco... Quando as pessoas são abusadas, os animais estão em risco...” Landau (1999) e Williams et al (2008)


A Teoria do Elo ou do Link, diz que os maus-tratos aos animais estão conectados com violência doméstica. Assim, os crimes de maus-tratos não devem ser avaliados isoladamente. Devem ser feitas investigações com os membros da família para certificar que eles também não estejam sofrendo violência doméstica.

Pesquisas científicas mostraram que pessoas que cometem maus-tratos são mais agressivas, com comportamentos anti-sociais, mais propensas a cometerem outros crimes.

Há indicações de que os agressores geralmente já foram vítimas de crimes de maus-tratos (vendo ou participando). Crianças e adolescentes que crescem em um lar com esse tipo de violência tendem a amplificar esse comportamento.

O Promotor de justiça pode ampliar a proteção à família e animais através da intervenção do infrator baseada na lei 90099/95 (crimes de menor potencial ofensivo). Além de o criminoso responder pela lei 90605/98, na questão de maus-tratos aos animais. E lei Maria da Penha no caso violência contra a mulher.


Assim vemos como os animais são indicadores de violência doméstica.

Este tipo de caso ocorre principalmente em ambientes de alta vulnerabilidade com baixa escolaridade, pobreza, abuso de drogas, alcoolismo, disfunção familiar, doença psiquiátrica, e violência.


O médico veterinário tem um importante papel na prevenção à violência doméstica e maus-tratos. Ele, reconhecendo padrões dos traumas do animal, deve denunciar.

Abaixo, segue um diagrama de fluxo de como o médico veterinário pode acompanhar o caso.


ree

Algumas campanhas nos Estados Unidos começaram a incluir os animais em folders, em reconhecimento da teoria do link.

ree
A imagem divulgada pela polícia de Baltimore foi alterada para incluir o cão na foto, como outra possível vítima.
A imagem divulgada pela polícia de Baltimore foi alterada para incluir o cão na foto, como outra possível vítima.

Quando um cidadão reconhecer maus-tratos, ele pode fazer a denúncia no Ministério Público de sua região. Também pode ser feita uma notícia-crime para uma autoridade policial. E outra opção é a busca por polícia ambiental.

Não deve ser feito apenas o B.O. (boletim de ocorrência), comunicação do crime. Tem que ser feita a representação do crime para que seja aberto o inquérito policial.

Com a representação criminal, você demostra interesse. Se não fizer a representação criminal, somente terá o inquérito policial se o Ministério Público demostrar interesse.


Não se cale! Você pode estar salvando mais de uma vida!



Comments


bottom of page